sexta-feira, 13 de junho de 2008

Demócrito de Abdera: O átomo como explicação da diversidade


"O homem, um microcosmo". Demócrito

Nascido em Abdera, Demócrito (460-370 aC.), foi discípulo de Leucipo, e um pensador brilhante.
Responsável pelo desenvolvimento do atomismo. Demócrito afirmava que todas as coisas que formam a realidade são constituídas por partículas invisíveis e indivisíveis. Essas partículas forma chamadas de átomos, termo grego que significa, “não divisível “. A negação;tomo= divisível.
Além dos átomos, existiria no mundo real o vácuo, que representaria a ausência de ser (o não-ser). Devido à existência do vácuo, o movimento do ser torna-se possível. O movimento dos átomos permite infinita diversidade de composições. Demócrito distinguia três fatores básicos para explicar as diferentes composições dos átomos:
Figura – a forma geométrica de cada átomo.
Ordem – a seqüência espacial dos átomos de mesma figura.
Posição – a localização espacial dos átomos.
Para Demócrito, é o acaso ou a necessidade que promove a aglomeração de certos átomos e a repulsão de outros. O acaso é o encadeamento imprevisível de causas. A necessidade é o encadeamento previsível é determinado entre causas. As infinitas possibilidades de aglomeração dos átomos explicam a infinita variedade de coisas existentes.
A principal contribuição trazida pelo atomismo de Demócrito à historia do pensamento é a concepção mecanicista. Segundo a qual, tudo o que existe no universo nasce do acaso ou da necessidade. Isto é, nada nasce do nada, nada retorna ao nada. Tudo tem uma causa.

Um comentário:

ιяση вσу'ѕ disse...

gente postem algo dele sobre a tabela períodica por favor ?