sexta-feira, 13 de junho de 2008

Platão de Atenas : Das aparências ao mundo das idéias perfeitas


Os males não cessarão para os homens
Antes que a raça dos puros e autênticos
Filósofos cheque ao poder. Platão

Nascido em Atenas, Platão (427-347 aC.), pertencia a uma das mais nobres famílias atenienses. Seu nome verdadeiro era Arístocles, mas, devido a sua constituição física, recebeu o apelido de Platão, termo grego que significa “ de ombros largos”.
Platão foi discípulo de Sócrates, a que considerava “o mais sábio e o mais justo dos homens” empreendeu inúmeras viagens, num período que ampliou sues horizontes culturais e amadureceu suas reflexões filosóficas.
Por volta de 387 aC. Retornou a Atenas, onde fundou sua própria escola filosófica, a Academia nos jardins construídos por seu amigo.Academus. uma espécie de universidade pioneira dedicada à pesquisa cientifica e filosófica, além de se tornar um centro de formação política.
A maior parte do pensamento platônico nos foi transmitida por intermédio da fala de Sócrates, nos –diálogos socráticos- escritos Poe ele mesmo, Platão.
Um dos aspectos mais importantes da filosofia de Platão, é sua teoria das idéias, com a qual procura explicar como se desenvolve o conhecimento humano. Segundo ele, o processo de conhecimento se desenvolve por meio da – passagem progressiva- do mundo das –sombras e aparências-para o mundo das –idéias e essências- .

O método Dialético de Platão

A primeira etapa do processo de conhecimento é dominada pelas impressões ou sensações advindas dos sentidos. Essas impressões sensíveis são responsáveis pela –opinião- que temos da realidade. A opinião representa o saber que temos sem tê-lo procurado metodicamente.
O metido proposto por Platão para atingir o conhecimento autêntico (epistéme) é a –dialética-.
Consiste a dialética, na contraposição de uma opinião com a crítica que dela podemos fazer, ou seja, na afirmação de uma tese qualquer seguida de uma discussão e negação desta tese, com o objetivo de purifica-la dos erros e equívocos.
A opinião, nasce da percepção da aparência e da diversidade das coisas.
O conhecimento, por sua vez, é elaborado quando se alcança a idéia, que rompe com as aparências e a diversidade ilusória.
Nesse mundo das idéias só podemos entrar, segundo Platão, através do conhecimento racional, cientifico ou filosófico.
Mundo sensível e mundo das idéias

No mundo das idéias, é que moram os seres totais e perfeitos; a justiça, a bondade, a coragem, a sabedoria, etc.
Fora do mundo das idéias, tudo o que captamos através dos nossos sentidos possui apenas uma parte de ser ideal. O mundo sensível, portanto, é um mundo de seres incompletos e imperfeitos.
A teoria das idéias de Platão representa a tentativa de concilias as duas grandes tendências anteriores; a da filosofia grega; a concepção do ser eterno e imutável de Parmênides e a concepção do ser plural e móvel de Heráclito.
Para Platão, o ser eterno e universal habita o mundo da luz racional, da essência e da realidade pura.

A República, o Rei filósofo
A Filosofia no poder – os Reis Filósofos

Na juventude, Platão alimentou os ideal de participação política em Atenas. Depois se desiludiu com a democracia ateniense. Abraçando a filosofia, adotou um novo ideal: foi então levado a louvar a verdadeira filosofia e a proclamar que somente à sua luz se pode reconhecer onde está a justiça na vida publica e privada.
Para Platão, somente os filósofos, eternos amantes da verdade, teriam condições de libertar-se da caverna das ilusões e atingir o mundo luminoso da realidade e sabedoria. Pó isso, no seu livro –A república- ,imaginou uma sociedade ideal, governada por –Reis Filósofos- . Pessoas capazes de atingir o mis alto conhecimento do mundo das idéias, que consiste na idéia do –bem- .

Nenhum comentário: