sexta-feira, 13 de junho de 2008

Heráclito de Éfeso: o movimento perpétuo do mundo


Tudo flui, nada persiste,
Nem permanece o mesmo.

O ser não é mais que o
Vir a ser . (Heráclito)

Nascido em Éfeso, cidade da região Jônica. Heráclito é considerado um dos mais importantes filósofos pré socráticos. A data de seu nascimento e a de sua morte não conhecidas. Há referencias históricas de que, por volta do ano 500 aC. Estava em plena “flor da idade”.
Heráclito é considerado o primeiro grande representante do pensamento dialético. Concebia a realidade do mundo como algo dinâmico. Em permanente transformação. Daí sua escola filosófica ser chamada de mobilista ( de movimento ). Para ele, a vida era um fluxo constante, impulsionado pela luta de forças contrárias: a ordem e a desordem, o bem e o mal, o belo e feio, a construção e a destruição, a justiça e a injustiça, o racional e o irracional, a alegria e a tristeza etc.Assim, afirmava que “ a luta ( guerra) é a mãe, rainha e principio de todas as coisas “. É pela luta das forças opostas que o mundo se modifica e evolui.
Atribuem-se a Heráclito frases marcantes, de sentido simbólico, utilizadas para ilustrar sua concepção sobre o fluxo e a movimentação das coisas, o constante vir a ser , a eterna mudança, também chamada devir.
Não podemos entrar duas vezes no mesmo rio, pois suas águas se renovam a cada instante.não tocamos duas vezes o mesmo ser, pois este modifica continuamente sua condição.
Assim Heráclito imaginava a realidade dinâmica do mundo sob a forma de fogo, com chamas vivas e eternas, governando o constante movimento dos seres. Heráclito de Éfeso , acreditava que a luta dos contrários formava a unidade do mundo.

Nenhum comentário: