sexta-feira, 13 de junho de 2008

Pitágoras de Samos: o culto da matemática

Todas as coisas são números (Pitágoras)

Pitágoras (570-490 aC.), aproximadamente. Nasceu na ilha de Samos, na costa Jônica . Não distante de Mileto. Por volta de 530 aC. Sofreu perseguição política por causa de suas idéias, sendo obrigado a deixar sua terra de origem. Instalou-se, então, em Crotona, sul da Itália , região conhecida como Magna Grécia.
Em Crotona, fundou uma poderosa sociedade de caráter filosófico e religioso e de acentuada ligação com as questões políticas. Depois de exercer, por longos anso, considerável influencia política na região, a sociedade pitagórica foi dispensada por opositores, e o próprio Pitágoras foi expulso de Crotona.
Para Pitágoras, a essência de todas as coisas reside nos números, os quais representam a ordem e a harmonia. Pela primeira vez se introduzia um aspecto mais formal na explicação da realidade isto é, a ordem e a Constancia”, assim a essência dos seres, a arché, teria uma estrutura matemática da qual derivariam problemas como: finito e infinito, par e impar, unidade e multiplicidade, reta e curva , circulo e quadrado. Pitágoras dizia que no “ no fundo de todas as coisas “ a diferença entre os seres consiste, essencialmente, em uma questão de números. As contribuições da escola pitagórica podem ser encontradas nos campos da matemática (lembre-se do celebre “teorema de Pitágoras”.)

Um comentário:

Débinha R. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.